Projeto de Segurança Contra Incêndios

PSCIP é a sigla para Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico e consiste em um sistema de segurança projetado para prevenção e combate a incêndio ou outro perigo iminente e alertar as pessoas no local para que possam sair rapidamente e em segurança. 

Os sistemas de segurança contra incêndio e pânico incluem dispositivos como detectores de fumaça, extintores, mangueiras, alarme de incêndio, sprinklers, sirenes, sinalização de saída de emergência, iluminação de emergência, porta corta fogo e demais equipamentos exigidos. 

Esses sistemas de segurança são projetados para garantir que as pessoas tenham tempo suficiente para sair rapidamente e em segurança do local em caso de algum perigo iminente.

Estes sistemas são projetados para detectar o início de fogo ou outra ameaça de segurança e emitir alarme para notificar as pessoas de forma rápida, permitindo que elas saiam a tempo de uma área perigosa.

Uma vez que os incêndios são um dos maiores perigos à segurança da vida humana, a prevenção é uma parte vital de qualquer projeto de segurança contra incêndio e pânico, sendo obrigatório para as edificações com grande concentração de pessoas ou que possuem riscos de incêndio iminente, como os locais que armazenam produtos inflamáveis. 

Portanto, a detecção precoce do incêndio e a evacuação rápida de pessoas são cruciais para garantir a segurança de todos. Além disso, o planejamento adequado para a evacuação de emergência é de extrema importância em qualquer projeto de segurança contra incêndio e pânico. É necessário que os locais tenham rotas de fuga bem definidas e planos de rotas de saída estabelecidos. 

Este projeto deve ser elaborado por profissionais legalmente habilitados, podendo ser um engenheiro de segurança ou médico do trabalho, e aprovado pelo Corpo de Bombeiros, após a aprovação mediante uma vistoria técnica no local, certificando que tudo está em adequação às normas e a lei vigente, o responsável pode solicitar o AVCB ou o CLCB, dependendo do tipo de edificação e o grau de riscos apresentados no local. 

Postagem criada em: 05/10/2023 - 12:01


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.