Qualidade de estrutura e soldas de equipamentos

Um equipamento, normalmente de metal ou de material próximo, é montado através de um trabalho de solda para unificar suas peças e elementos para sua estrutura, já que é um método mais fácil de conseguir unir esse tipo de material, além do método com encaixes e fixação por parafusos.

A questão é, para que esses equipamentos montados funcionem e tenham um bom desempenho é necessário que sejam feitos testes para averiguar a sua durabilidade, funcionamento e resistência, mas além desses testes que testam o equipamento fisicamente, existem os testes para avaliar a estrutura de maneira interna.

Testes para avaliação de estrutura de equipamentos

Os testes que avaliam a estrutura do equipamento de maneira interna, são chamados ensaios não destrutivos, isso porque eles não vão analisar o objeto fisicamente, causando desgastes ou forçando ele, a inspeção será feita de maneira a não interferir no funcionamento do objeto.

Um dos métodos não destrutivos mais utilizados é o ensaio de solda por ultrassom, isso porque o aparelho de ultrassom pode ser utilizado enquanto o equipamento exerce suas funções normalmente, não causando atraso na produção das indústrias. Além disso, é um modo fácil de avaliar se as soldas do equipamento foram feitas corretamente e se não estão com pequenos problemas de descontinuidade, que pode acabar fazendo com que o equipamento apresente falhas de funcionamento num período mais curto do que o calculado.

O ensaio por ultrassom possui alguns modelos, por isso é indicado que procure uma empresa especializada que possa te auxiliar a escolher qual o melhor método de realizar o ultrassom, dependendo de qual o tipo de equipamento que será utilizado para analisar as junções feitas por soldas.

Postagem criada em: 12/05/2022 - 20:53


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.