Eficiência na Desmineralização da Água

Diversos produtos que são fabricados pelas indústrias em geral, como as indústrias alimentícias, farmacêuticas, cosméticas, químicas, entre outras, necessitam do uso da água em seus processos. E para que os seus produtos sejam adequados para o consumo humano, a água utilizada deve apresentar ausência de sais. 

Uma solução para desmineralização da água tem sido utilizada por meio de filtro de resina catiônica-aniônica, um método eficaz para remover totalmente os sais presentes na água, independente se a água seja proveniente da captação de mananciais subterrâneos ou de mananciais de superfície ou ainda de redes públicas de abastecimento de água.

As estações de tratamento de água (ETA) com a aplicação desses de filtros possuem controle automático constituído por sensores de presença na água, a qual deve filtrar a fim de remover os sais e óxidos minerais dotados de propriedade de condutividade. 

Quando o aumento da condutividade na água que deve ser purificada é captada pelos sensores, o controle automático do filtro aciona as válvulas de retrolavagem. A retrolavagem por meio de filtros de carvão ativado é um processo que revitaliza o filtro para remover os cátions e íons da água. A manutenção deste tipo de filtro é realizada por meio do controle automático existente, prolongando a sua vida útil e gerando redução de custos e tempo.

Para entender melhor, as ETAs que utilizam estes tipos de filtros funcionam por meio do processo de troca iônica de mesmo sinal entre a solução aquosa mineralizada e um corpo sólido insolúvel formado por resinas de troca catiônica-aniônica.

A resina catiônica-aniônica que compõe o meio filtrante do filtro é desenvolvida com polímeros contendo íons ativos que trocam reversamente de posição com outros íons presentes na água mineralizada. Assim, todos os sais minerais presentes na água são removidos, deixando-a 100%  desmineralizada.

Postagem criada em: 31/08/2023 - 11:42


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.