Corrija o fator potência em correntes alternadas

O banco de capacitores para motores pode ser fornecido com contactores próprios para o acionamento dos capacitores, fusíveis NH ou disjuntores para proteção do banco de capacitores. Confira abaixo alguns modelos disponíveis no mercado:

  •          Banco de capacitores fixo: Com funcionamento simples onde todas as células capacitivas são acionadas/desacionadas diretamente ao ligar/desligar o disjuntor ou chave geral.
  •          Banco de capacitores semiautomático: ideal para instalações/equipamentos onde os picos nos níveis de consumo sejam previstos ou controlados.
  •          Banco de capacitores automático: É um equipamento que permite um controle mais sofisticado do fator de potência através de um controlador eletrônico. O banco de capacitores automático permite alta precisão no controle por meio de estágios, permitindo um controle fino no fator de potência.

De forma sucinta, a maioria das cargas elétricas, incluindo transformadores, conjuntos de soldagem, motores elétricos de indução e fornos de indução, são cargas indutivas. Essas cargas requerem potência ativa, geralmente medida em quilowatts (kW), e potência reativa, geralmente medida em quilo-volt-ampere-reativo (kVAR), para operar.Por isso, por sua vez, o banco de capacitores são normalmente instalados nas subestações de entrada de energia (cabines primárias ou secundárias). Logo, geralmente as informações levantadas para o dimensionamento desses bancos vêm de medições realizadas nessas subestações.

Diante de todos esses fatores, a recomendação é que se pesquise bem por profissionais qualificados que fornecerão o suporte completo a sua necessidade, bem como um atendimento totalmente personalizado, de forma eficiente e mais ágil. Além disso, verifique o custo benefício, pois, nem sempre pagar mais caro é sinônimo de qualidade.

Postagem criada em: 21/10/2021 - 18:28


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.