Verificação Interna Eficiente em Equipamentos

Ensaio por Iris Teste é um método de teste não destrutivo que usa ondas ultrassônicas como meio de inspeção de equipamentos industriais. Os testes de Iris são usados para detecção de defeitos internos, como trincas, furos e outras imperfeições em peças metálicas, bem como para determinar a espessura da peça, sem a necessidade de desmontar os equipamentos. 

O teste por Iris envolve a introdução de ondas ultrassônicas diretamente na superfície da peça, ouvindo as reverberações das vibrações emitidas para detectar defeitos internos. O ensaio usa ondas de alta frequência, que penetram profundamente nas estruturas dos metais, permitindo a identificação de defeitos abaixo da superfície.

Esse tipo de ensaio é uma técnica de inspeção não-destrutiva usada principalmente em equipamentos industriais para detectar trincas, fissuras, imperfeições e outras anormalidades na superfície. Ele foi desenvolvido com o objetivo de detectar defeitos nos motores a jato. 

Com o tempo, a técnica se desenvolveu e começou a ser usada em outros equipamentos industriais, como tanques, geradores a gás, estações de bombeamento, tubulações, estruturas metálicas, eletrodomésticos e muitos outros componentes.

Esse teste utiliza tecnologia de ponta, tais como câmera de alta resolução, iluminação especializada e software sofisticado de análise de imagens, permitindo a detecção precisa de possíveis falhas e danos existentes na parte interna dos equipamentos, além de gerar relatórios, o que facilita a tomada de decisões para o devido reparo ou manutenção. 

Esta técnica permite detectar trincas, fissuras, imperfeições e outras anormalidades na superfície de maneira rápida e precisa, sem que haja necessidade de remover qualquer material ou prender a peça para inspecioná-la. Além disso, esse teste pode ser usado em uma variedade de materiais, incluindo metal, plástico, borracha, vidro e cerâmica.

Um dos principais benefícios do teste por Iris é que ele é capaz de detectar trincas e outras anormalidades em superfícies difíceis de inspecionar usando outras técnicas, como ultrassom e radiografia. Além disso, este método de inspeção é relativamente barato e pode ser concluído em pouco tempo, tornando-se uma excelente opção para inspeções periódicas. Por fim, é importante ressaltar que os resultados obtidos com esse teste são comprovadamente precisos e confiáveis.

Postagem criada em: 31/07/2023 - 16:55


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.