Instrumento de medição em vasos de pressão

Em uma situação que uma pessoa trabalha em uma indústria onde são utilizados vasos de pressão, que são recipientes para armazenamento de líquidos e gases em pressões diferentes da pressão atmosférica, é necessário conseguir visualizar e avaliar os níveis de pressão desses recipientes, para saber se tudo está sob controle ou se há alguma alteração na pressão de alguma das substâncias armazenada.

Para conseguir medir e monitorar a pressão dessas substâncias é utilizado um aparelho chamado manômetro. Você provavelmente já viu o aparelho presente em tanques de oxigênio presentes em hospitais, isso porque é necessário a presença de um manômetro para medir a pressão do oxigênio e saber se ele está controlado ou se precisa ser ajustado por apresentar algum tipo de risco.

Calibração e utilização de manômetro

O manômetro precisa ser calibrado antes de ser instalado, e pode haver vezes que seja necessário ajustá-lo novamente mesmo com ele em uso, pois pode acontecer dele ficar desregulado durante o período de uso. Por essas situações serem possíveis de ocorrer, há a inspeção de manômetro para verificar se ele está fazendo a medição de acordo com o padrão determinado pelo Ministério do Trabalho, mediante a NR-13.

Por ser um instrumento de monitoramento visual, ele é utilizado não apenas em vasos de pressão, mas também em:

  • Caldeiras — para medir a pressão presente derivada das altas temperaturas que opera;

  • Compressores — para fazer a medição da pressão na qual o elemento está sendo comprimido;

  • Cilindros hospitalares — são os locais onde são armazenados gases, como oxigênio, usado para verificar a quantidade de gás ainda presente no recipiente.

Além desses ainda mais algumas aplicações nas quais o manômetro pode ser utilizado.

Postagem criada em: 11/05/2022 - 20:52


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.