Inspeções não destrutivas em equipamentos

Já ouviu falar sobre testes de produtos e equipamentos? Pois é, esse tipo de tarefa existe e precisa ser feita, afinal não se pode garantir que um aparelho é bom e funciona perfeitamente se não houveram testes para que comprovasse isso. Por isso que testes, inspeções e avaliações são feitas em diversos objetos, dessa forma é possível dizer como funciona, quais situações pode ser usado, se é resistente ao frio ou calor, quanto tempo em média pode durar, entre outras informações que são obtidas através de testes.

Porém, diferente do que se possa imaginar, não existem apenas testes físicos para equipamentos, principalmente os industriais, também há os testes que não forçam o equipamento nem causa desgaste em sua estrutura, afinal o que será avaliado nesses testes são espessura e soldagem do aparelho.

Para realizar esse tipo de avaliação, assim como os testes físicos, é necessário que uma empresa especializada em ensaios não destrutivos ultrassom realize a inspeção, afinal uma empresa especializada conhece melhor os métodos e consegue entender os dados e informações recebidas pelo aparelho que realiza o ensaio de ultrassom.

Através dessas informações recebidas é possível saber se há algum tipo de desgaste excessivo em algum ponto do equipamento, além de informar se o desgaste foi causado pela fabricação ou se foi pela fadiga da utilização dele. Outra coisa que pode ser encontrada entre os dados do resultado do teste é se há falhas, fissuras e descontinuidade de soldagem nas juntas do equipamento, o que pode ocasionar em desmontagem ou quebra de parte do objeto em questão.

Postagem criada em: 12/05/2022 - 20:56


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.