Equipamento de chaves, disjuntores e fusíveis

O quadro elétrico de distribuição, em geral,  é o responsável por coletar a energia na entrada de uma indústria ou residência e subdividir esta energia em subcircuitos. Normalmente, o disjuntor principal ramifica principal em vários disjuntores menores com correntes menores e como o barramento pode de certa forma sofrer uma descarga elétrica.  

De forma resumida, ele é destinado a receber a energia elétrica de uma ou mais fontes de alimentação e distribuí-las. Com o objetivo de ter os dispositivos de proteção, o mesmo possui condutores elétricos interligados, nele também se encontram os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curtos-circuitos.

É  muito importante que este quadro tenha espaços livres para possíveis ampliações, como também possuir o aterramento que protege os equipamentos para não queimarem em possíveis quedas de energia.

Para iniciar a montagem deste quadro, primeiro se deve escolher o local, recomenda-se que seja fixado na parede. Depois é feito a distribuição dos circuitos terminais com fios que alimentarão as cargas de instalação. Após isso é feita a conexão entre os disjuntores e finalizado os circuitos de fase, neutro e terra. Depois será fixado a tampa no quadro elétrico. É possível e necessário contratar uma empresa que realiza todo o procedimento de montagem de painéis elétricos e quadro elétrico.

Além disso, toda instalação elétrica deve obedecer às normas de especificações da NBR 5410, norma que regulamenta as instalações elétricas em baixa tensão, e NR-10 segurança em instalações em eletricidade.

Diante de todos esses fatores, a recomendação é que se pesquise por empresas especializadas para fornecer todo o suporte necessário, com presteza e atenção.

Postagem criada em: 22/10/2021 - 15:08


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.