Documentação técnica precisa ser gerenciada

Muitos são os documentos de engenharia que são gerados, conhecidos como documentos técnicos. Planta, desenho, lista de materiais, isométrico, fluxograma são alguns exemplos de documentos técnicos dentro da engenharia. Estes documentos técnicos são necessários para viabilizar e materializar um projeto, levando a uma ação como detalhamento, compra, construção, cotação, entre outros. Estas documentações são desenvolvidas a partir de informações recebidas, podendo sofrer alterações no decorrer do andamento do projeto, e é de extrema responsabilidade, pois pode ter graves consequências se receber alguma informação incorreta, como um desabamento por exemplo. Estas informações tem a finalidade de atingir os objetivos do projeto, tais como cumprimento de prazos, custos e recursos, entre outros.

Mediante a estes fatos, toda obra de engenharia necessita de uma boa gestão de documentação técnica para que a construção esteja dentro dos parâmetros legais exigidos e que o controle seja rigoroso, evitando assim grandes transtornos, que muitas vezes podem ser irremediáveis. Estes documentos possuem validade preestabelecida, outro fator que exige uma gestão de excelência e de extrema importância, pois qualquer erro pode ser fatal. Vale listar alguns destes documentos necessários:

  • Alvará de Funcionamento expedido pela Prefeitura Municipal;

  • Certificado de Manutenção Sistema de Segurança;

  • Auto de Verificação de Segurança;

  • Habite-se ou Certificado de Conclusão;

  • Alvará de Funcionamento dos Elevadores/Escadas Rolantes (Certificado de funcionamento e garantia dos elevadores);

  • Relatório de Inspeção Anual dos Elevadores/Escadas Rolantes;

  • Atestado/Laudo de continuidade do SPDA - Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas;

  • Relatório de análise da potabilidade da água e da limpeza dos reservatórios;

  • Entre outros documentos.

Para executar este tipo de serviço com qualidade e excelência é fundamental contratar uma empresa especialista no ramo de documentação técnica e sua gestão experiente, que oferece soluções personalizadas e com profissionais altamente capacitados para que o cliente tenha total satisfação.

Postagem criada em: 14/10/2022 - 12:00


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.