Quadros elétricos para correção do fator potência

O banco de capacitor serve para corrigir o fator potencial, que é o causador das multas tarifárias de energia elétrica. Existem 3 tipos de banco de capacitores, os programáveis, os fixos e os automáticos, cada um tem uma determinada indicação que apenas uma empresa técnica pode informar.

A instalação dele garantirá que o fator de potência permaneça sempre dentro dos limites estabelecidos e proporcionará uma economia na conta de energia pelo não pagamento das referidas multas.

Conheça as vantagens na correção do fator de potência são:

  •          Redução significativa do custo de energia elétrica
  •          Aumento da eficiência energética da empresa
  •          Melhoria da tensão
  •          Aumento da vida útil das instalações e equipamentos
  •          Redução do efeito Joule, trazendo economia na conta de energia
  •          Redução da corrente reativa na rede elétrica, permitindo a instalação de novas cargas, entre outros.

Para obter-se a real funcionalidade e os benefícios práticos, é necessário um equipamento de confiabilidade, seguro, com materiais de qualidade, e em se tratando de correção do fator potencial, que possua boa ventilação dos componentes, além de se criar um plano de contingência e manter um suporte contínuo.

Para a definição da potência é necessário determinar qual o sistema de  manobra adequado,  lembrando que para cada consumidor pode ser mais conveniente um sistema ou a composição de sistemas manual, programável e automático.

Diante de todos os fatores supracitados, a recomendação é que se pesquise por empresas especializadas que forneçam a solução completa a sua necessidade, bem como todo o atendimento personalizado que o cliente procura e merece.

Postagem criada em: 19/10/2021 - 16:53


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.