Integridade dos Equipamentos Industriais

Diligenciamento e inspeção de equipamentos é o processo de examinar cuidadosamente um equipamento para garantir que esteja em boas condições e funcione adequadamente. 

Esta atividade pode incluir verificar a calibragem do equipamento, testar a estabilidade das medidas, limpar e lubrificar componentes ou até mesmo substituir peças e componentes. 

Além disso, também pode envolver fazer uma análise de amostra ou realizar ensaios específicos. Esta atividade é importante para garantir que os resultados dos exames sejam precisos e confiáveis.

Estes processos são importantes para manutenção preventiva e garantir que os equipamentos estejam operando em suas condições ideais. O objetivo geral desta atividade é prevenir falhas mecânicas, elétricas, hidráulicas ou outras que possam resultar em danos ao equipamento.

O processo de diligenciamento tem como objetivo identificar manutenções necessárias para manter o equipamento em condições adequadas para uso. Esta tarefa é realizada periodicamente e pode incluir verificação de níveis de lubrificação, níveis de óleo, pressão nos freios, tensão dos cabos de força, condições de funcionamento dos dispositivos de segurança, etc. 

Os níveis de lubrificação e óleo são verificados e, se necessário, corrigidos. Se houver alguma irregularidade, uma análise adicional é feita para identificar as possíveis causas da falha.

A inspeção de equipamentos é uma parte importante da manutenção preventiva. Esta tarefa envolve verificar visualmente o equipamento para identificar defeitos, desgastes, fraturas, acúmulo de resíduos ou problemas estruturais. Quando um problema é identificado, a manutenção corretiva é realizada para corrigi-lo. Além disso, a inspeção permite detectar possíveis falhas antes que ocorram, evitando transtornos e danos mais graves para o equipamento e para as pessoas envolvidas.

As duas etapas (diligenciamento e inspeção) devem ser executadas periodicamente para garantir que o equipamento esteja funcionando corretamente e dentro dos padrões de segurança estabelecidos. É importante que os procedimentos sejam realizados por profissionais qualificados para garantir a segurança do equipamento e de todos os envolvidos.

Postagem criada em: 15/08/2023 - 16:58


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.