Testes Internos em Equipamentos Industriais

Ensaio de boroscopia é um método não destrutivo utilizado para inspecionar internamente equipamentos industriais em áreas de difícil acesso. É geralmente realizado com o uso de um dispositivo de visualização em tempo real conhecido como boroscópio, que é inserido em um orifício existente no equipamento. 

O objetivo do ensaio é identificar quaisquer falhas, corrosão, danos mecânicos ou outros defeitos no equipamento. Resultados instantâneos do teste são transmitidos à tela do monitor e podem ser gravados em vídeo ou fotos para análise posterior.

Este ensaio utilizado em equipamentos industriais é um processo de inspeção não destrutivo que usa uma câmera especial para inspecionar a parte interna de componentes mecânicos. É amplamente usado em equipamentos industriais, como tubos de aço, tanques, motores e outros componentes mecânicos.

Durante a boroscopia, o operador insere um cabo flexível na abertura do equipamento industrial e conecta-o a uma câmera especialmente projetada para esta tarefa. Esta câmera é então inserida para verificar o interior do equipamento.

Esta técnica de inspeção tem várias vantagens importantes. Por exemplo, é um método muito eficaz para localizar e identificar pontos fracos, trincas, fissuras, corrosão, dentes quebrados, entre outros problemas. 

Durante a boroscopia, o operador pode verificar objetos ocultos ou difíceis de alcançar com o uso de luzes especiais. Isso permite avaliar o estado de peças internas e outras partes frágeis. Além disso, a boroscopia também pode ser usada para inspecionar partes removíveis, permitindo um diagnóstico preciso.

A boroscopia é um método seguro para inspecionar equipamentos industriais e deve ser realizado por empresas especializadas para garantir a eficiência do teste. 

E, para garantir os melhores resultados possíveis, o operador deve usar equipamentos de qualidade. Também é importante seguir todas as normas de segurança, pois o uso inadequado da boroscopia pode causar danos graves nos equipamentos.

Postagem criada em: 28/07/2023 - 16:35


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.