Principais riscos a serem evitados no trabalho

Passamos a maior parte dos nosso dias no trabalho e, infelizmente, podemos estar expostos aos mais diferentes tipo de riscos, sendo por essa razão que as empresas precisam investir em boas práticas para oferecer condições ambientais segurança do trabalho adequadas.

Pensando nisso, para facilitar o seu checklist ou facilitar o seu entendimento sobre esses riscos que tanto falamos, hoje viemos exemplificar os principais riscos no ambiente de trabalho para que você possa oferecer boas medidas preventivas para os funcionários.

Para começar, devemos falar que são, no total, cinco classificações de risco. Antes, os riscos eram divididos em três: os riscos biológicos, riscos físicos e riscos químicos, entretanto, agora os riscos mecânicos e ergonômicos também são considerados.

Sem mais delongas, vamos ver mais sobre cada um deles!

Os riscos biológicos são aqueles relacionados a agentes biológicos, tais como bactérias, vírus, fungos e outros microorganismos; os riscos físicos são os ruídos, umidade, vibrações, calor, frio, radiações e pressões fora do normal; por sua vez, os riscos químicos são os gases tóxicos e nocivos, névoas, fumaça, poeiras e outros componentes químicos que possam estar presentes no ambiente.

Agora falando sobre os riscos mecânicos e ergonômicos, que são novos e podem gerar confusão, são os riscos que envolvem os acidentes causados pela falta de capacitação e treinamento dos funcionários, bem como pelas más condições do ambiente no caso dos riscos mecânicos, e as atividades que demandam grande esforço físico ou questões psicológicas presentes no ambiente que possam prejudicar a saúde do colaborador, no caso dos riscos ergonômicos.

Para facilitar a identificação de todos os riscos na sua empresa, você pode investir nos serviços de empresas de saúde ocupacional especializada, o que facilitará a sua implementação de medidas preventivas!

Postagem criada em: 30/08/2022 - 10:59


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.