Inspeções e testes em equipamentos industriais

Para verificar o bom funcionamento de diversos tipos de aparelhos são feitos testes de qualidade, assim podem ser notados a durabilidade, o tempo de uso recomendado, o tamanho adequado, o material utilizado, entre outras características que são postas à prova em meio a tantos testes.

Na indústria também ocorrem diversos testes em seus aparelhos e equipamentos que são utilizados desde grandes até as pequenas produções, a maioria desses testes colocam o produto a prova, fazendo alguns avaliações físicas com os objetos para entender qual o limite de seu uso, a durabilidade, temperaturas ideais e não ideais de funcionamento, limite de capacidade e peso, todos esses tipos de inspeção causa algum tipo de desgaste no material ou no elemento.

Por isso existem também métodos de inspeção que não utilizam nada além de softwares, como o ultrassom B-scan, ele utiliza um programa para analisar a estrutura do equipamento industrial, em que haja de solda em sua composição, pois é justamente essa parte da estrutura que ele vai analisar.

A inspeção de solda b-scan acontece através da captação e análise dos reflexos de som emitidos, através do software já instalado e em funcionamento é possível verificar se há fissura, falhas e descontinuamento nas soldas presente no equipamento, o que poderia causar algum problema durante seu tempo em operação, e poderia acarretar em atrasos e problemas na produção futuramente.

Portanto, verificações físicas são importantes, mas não se deve negligenciar a importância de realizar inspeções não destrutivas em aparelhos e equipamentos, pois eles analisam dados que podem não ser percebidos através do olhar humano, mas que através de ondas sonoras é perceptível.

Postagem criada em: 11/05/2022 - 20:55


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.