ASO: o que é, sua importância e quem o faz:

O ASO, Atestado de Saúde Ocupacional, é uma documentação que comprova que o colaborador está apto a desempenhar as funções a ele designadas. Isso não quer dizer que o colaborador precisa ter uma saúde de ferro, mas sim, que ele está apto, dentro de suas possibilidades, a desenvolver as atividades de forma saudável e segura.

O ASO também é uma ferramenta para atestar o surgimento de doenças ocupacionais, acidentes de trabalho ou, também, comprovar que o colaborador já apresentou determinado quadro clínico antes mesmo de iniciar as suas atividades com a empresa contratante.

Entre os atestados obrigatórios, podemos destacar os seguintes:

  • Admissional, para quando o funcionário é contratado na empresa;
  • Demissional, quando o funcionário encerra as suas atividades com aquela empresa;
  • Periódicos, que servem para atestar as condições da sua saúde durante a realização das aus tarefas de acordo com a atividade desempenhada;
  • Mudança de Função, que deve ser feito sempre que há alterações nos riscos a qual o funcionário está exposto quando sua função é modificada;
  • Retorno ao Trabalho, para garantir que o funcionário está apto a retomar as suas atividades.

Assim, podemos dizer que a função de uma clínica ASO medicina do Trabalho é, basicamente, se encarregar dos exames necessários para a elaboração da documentação (o ASO) necessária para a atuação do colaborador de acordo com a legislação.

Essas clínicas contam com profissionais especializados e na maioria dos casos atuam como clínicas médicas normalmente, possuindo apenas um contrato com determinada empresa para a elaboração dos exames necessários.

A vantagem que muitas empresas contam em fechar suas parcerias com as clínicas é o conhecimento profundo sobre o segmento para a realização dos exames certos para cada caso, o que facilita muito o controle da saúde do colaborador.

Gostou deste conteúdo? Leia também outros posts do nosso blog!

Postagem criada em: 04/08/2022 - 20:52


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.