Ferramenta para prevenção de acidentes no trabalho

Ter um ambiente de trabalho saudável e que apresenta aos trabalhadores presentes condições seguras para o desenvolvimento das suas atividades é fundamental para que você evite maiores casos de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.

Além de ser importante para preservar a saúde dos funcionários, é obrigatório por lei que as empresas implementem programas para garantir um ambiente de trabalho livre de riscos para os seus funcionários.

E, com a nova atualização das Normas Regulamentadoras, um novo programa foi atribuído a fim de substituir o PPRA – Programa de Proteção de Riscos Ambientais. O novo programa se chama Programa de Gerenciamento de Riscos e, na prática, não tem nada de novo.

Este programa é disposto pela NR-01 e nada mais é do que a materialização dos levantamentos feitos pelo GRO — Gerenciamento de Riscos Ocupacionais —, documentando tudo o que já foi abordado pelo processo do GRO. Assim, ele é composto obrigatoriamente por dois documentos principais: o inventário de riscos e o plano de ação.

Há demais documentos que podem fazer parte do PGR de uma empresa, de acordo com as suas particularidades. O PGR de Segurança do Trabalho é uma ferramenta que visa, principalmente, reduzir os acidentes de trabalho ao documentar os riscos presentes e as medidas que já foram tomadas.

Através desse programa, torna-se mais fácil fiscalizar a exposição aos agentes de risco e traçar planos cada vez mais eficazes para promover um local mais seguro, saudável e adequado para o desenvolvimento das atividades.

Caso você sinta dificuldades com a implementação desse programa, há empresas especializadas que oferecem ótimos serviços de consultoria, o que além de evitar que a você tenha uma atuação fora da legislação, ainda garante a elaboração dos melhores planos para minimização dos riscos ambientais!

Postagem criada em: 10/08/2022 - 20:59


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.