Medidas de Segurança Contra Incêndios

Um projeto de combate a incêndio é um conjunto de medidas que visam prevenir o início e o aumento do fogo por meio de diversos equipamentos, tais como sistemas de alarme, extintores, sprinklers, saídas de emergência, iluminação de emergência, sirenes, etc. Além disso, um projeto também inclui treinamento de brigadistas para que eles saibam como proceder em caso de incêndio.

Esse conjunto de ações e procedimentos visam prevenir e combater a ocorrência de incêndios para proteger vidas e patrimônios de possíveis danos. O projeto inclui a seleção de equipamentos e sistemas de prevenção, detecção, alarme e extinção de incêndio, bem como as medidas necessárias para garantir a segurança dos usuários do edifício em caso de incêndio.

Na elaboração de um projeto de segurança contra incêndio é importante levar em conta os seguintes fatores:

  • Tipo de edifício e sua utilização;

  • Normas reguladoras do Projeto Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI);

  • Riscos e vulnerabilidades presentes no edifício;

  • Características construtivas e localização geográfica;

  • Sistema de ventilação e exaustão;

  • Sistemas elétricos, hidráulicos, de gás e outros;

  • Características dos materiais utilizados na construção.

Além disso, no projeto devem constar equipamentos de segurança contra incêndios, tais como extintores, hidrantes, mangueiras, porta corta fogo, placas sinalizadores, alarmes, luzes de emergência, sprinklers, detector de fumaça, rota de fuga, saída de emergência, entre outros. O projeto deve permitir a saída das pessoas presentes no local de forma segura e sem pânico, além de favorecer a ação do Corpo de Bombeiros de forma fácil e rápida.

Esse tipo de projeto deve ser elaborado por profissionais devidamente habilitados, podendo ser um arquiteto ou um engenheiro, e deve contemplar todas as normas que regem essa área de acordo com o tipo e o grau de risco apresentado por um edifício.

Postagem criada em: 09/10/2023 - 13:38


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.