Investigação prévia de uma construção civil

Due diligence é um termo em inglês que significa “diligência prévia”. E a vistoria para due diligence é um procedimento que tem a finalidade de investigar os riscos e oportunidades de uma obra, mas este procedimento vai além de uma auditoria de obras. Este procedimento é amplamente conhecido no meio empresarial em suas operações de compra e venda, mas também muito útil e beneficente para a construção civil, pois ela possibilita realizar uma investigação prévia para a realização de uma obra de qualidade.

Com este tipo de vistoria, o due diligence, é possível investigar e avaliar projetos de construção civil e compreender os possíveis riscos e oportunidades, bem assim auxilia no cumprimento dos processos estabelecidos. Através do due diligence consegue-se avaliar também a estrutura da obra, instalações elétricas e hidráulicas, equipamentos, e ainda consegue identificar riscos que podem prejudicar toda a estrutura da edificação, tais como anomalias construtivas, falhas de manutenção, entre outros riscos, eliminando assim impactos negativos para a construção.

Assim como toda vistoria, o due diligence também passa por etapas como:

  • Reunião com a empresa solicitante para compreender as suas necessidades;

  • Análise dos documentos da obra;

  • Vistas técnicas na obra para colher informações e realizar registros fotográficos;

  • Relatório técnico com as informações levantadas durante as inspeções, com os devidos apontamentos de melhorias, reparos e adequações a serem feitas.

Investir em uma inspeção por meio do due diligence proporciona benefícios como identificação de oportunidades de melhorias, otimiza custos e investimentos a serem realizados, oferece mais transparência e segurança para a obra, reduz riscos de fraude, verifica adequações às normas vigentes, prevê o retorno sobre o investimento (ROI), entre outros. Para um melhor resultado na entrega de um empreendimento, é fundamental, antes do início da construção, contratar uma empresa que seja especialista em realizar este tipo de procedimento com profissionais qualificados e habilitados a oferecer soluções aplicáveis e serviços de qualidade. 

Postagem criada em: 01/11/2022 - 11:51


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.