Verificação do desempenho da energia elétrica

A medição de grandezas elétricas é um procedimento que viabiliza a potência ativa, reativa ou aparente a fim de obter informações dos parâmetros de qualidade da energia elétrica e saber se sua qualidade está sendo prejudicada e com isso provocando o aumento da conta de energia. O processo da análise de grandezas elétricas tem a finalidade de medir e verificar o valor da potência, frequência, corrente e tensão e dessa maneira poder detectar possíveis problemas, assim como suas causas, que podem prejudicar os sistemas elétricos e ter um gasto além do normal do uso da energia.

A análise das grandezas elétricas é importante para encontrar soluções para melhorias do sistema, e assim melhorar a qualidade da energia em um determinado empreendimento. Especialmente empresas e indústrias, que dependem muito da eficiência energética para o bom desempenho de seus maquinários e equipamentos, tem uma grande necessidade de realizar a medição da energia em seus espaços, pois a má qualidade da energia traz muitos prejuízos financeiros, como diminuição da vida útil de seus equipamentos ou queima deles, além de trazer grandes riscos aos colaboradores.

Essa medição da energia deve ser realizada por profissionais devidamente habilitados e com equipamentos de alta tecnologia, calibrados e certificados para se obter resultados precisos e exatos e ter a garantia da eficiência energética. As medições para serem exatas, precisa-se fazer comparações entre os resultados obtidos com o aparelho de medição e o valor padrão estabelecido. Portanto, este procedimento é de grande responsabilidade, qualquer erro pode ser fatal para os envolvidos.

Vale ressaltar que somente empresas especialistas no segmento devem realizar este tipo de procedimento, pois conta com profissionais habilitados e experientes, bem como equipamentos calibrados e certificados para a entrega de serviços de qualidade e seguros, além de atender às normas, portarias e leis vigentes.

Postagem criada em: 26/10/2022 - 09:23


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.