O que é TOFD e pra que serve?

O TOFD (Time of flight diffraction ultrasonics ou tempo de voo de ondas difratadas) é um método de teste ultrassônico utilizado para verificar o funcionamento e acabamento de soldas feitas em juntas entre chapas, durante a fabricação de um equipamento ou de sua manutenção periódica. Esse teste é feito para averiguar se a solda feita entre as chapas fita de maneira correta ou se há algum erro em seu procedimento que não resultou em um resultado satisfatório.

Por que utilizar o teste TOFD em inspeções?

As vantagens em utilizar a inspeção TOFD é que as obras e fabricações não precisa ser pausada para que o teste seja feito, e o local não precisa estar isolado, assim como ocorre em testes feitos com a radiografia e o ultrassom convencional, assim não causa atrasos na fabricação e produção dos equipamentos.

Os teste de TOFD podem ser aplicados em equipamentos que possuem a espessura entre 12,5 milímetro até 230 milímetros, e podem ser aplicadas em estruturas como:

  • Esferas;

  • Torres;

  • Tanques

  • Vasos de pressão;

  • Caleiras e outros.

Uma das maiores vantagens em utilizar o método de inspecionamento TOFd é que ele consegue dimensionar os reparos que precisam ser realizados, como altura, localização, profundidade, dessa forma, diminui o tempo de procurar exatamente os o erro está e qual a sua gravidade, evitando que seja gasto tempo com retrabalho em realizar a nova solda.

Portanto, podemos concluir que a escolha em utilizar o método de inspecionamento TOFD é vantajoso em diversos fatores tanto econômicos quanto em questão de gasto de tempo e materiais.

Postagem criada em: 03/05/2022 - 20:59


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.