Descarte Sustentável de Águas Residuais

Estação de tratamento de efluentes líquidos é um sistema projetado para remover poluentes e microorganismos nocivos dos efluentes líquidos que são gerados em ambientes industriais, residenciais e comerciais. 

Ele recebe águas residuais domésticas e industriais e as trata para que elas possam ser reutilizadas ou devolvidas à natureza em um estado limpo e em condições seguras. As estações de tratamento também podem ser usadas para reciclar materiais úteis, como fibras, metais e pigmentos, antes de serem devolvidas ao meio ambiente.

Esse sistema de tratamento é uma instalação que tem como objetivo tratar efluentes líquidos antes de serem descartados nos corpos hídricos. Tais efluentes, que recebem o nome de efluentes industriais, só podem ser descartados nas águas superficiais após passarem por um tratamento adequado.

Atualmente, a maioria das ETEs aplica tratamentos biológicos para remover os contaminantes orgânicos no efluente industrial. O processo básico destes tratamentos envolve a separação dos efluentes na etapa de pré tratamento, através da floculação ou decantação; a aeração, onde microorganismos aeróbicos consomem os contaminantes orgânicos; a sedimentação, onde grandes quantidades de partículas são retiradas do efluente tratado; e a filtração, utilizada para remover as últimas partículas.

Além do tratamento biológico, outras etapas podem ser adicionadas dependendo da natureza dos efluentes a serem tratados, tais como o tratamento físico e o tratamento químico. Por exemplo, processos químicos, como a neutralização, são usados para reduzir a acidez ou alcalinidade do efluente. Processos físicos, como a decantação, são usados para separar sólidos por meio da flotação, gradeamento ou outro método.

Uma vez que o efluente passa pelo tratamento, ele é liberado para os corpos hídricos, contudo, mesmo depois de passar pela ETE, os efluentes ainda podem conter níveis aceitáveis de impurezas. Por isso é necessário monitorar os efluentes periodicamente para garantir que estejam dentro dos padrões permitidos.

Postagem criada em: 25/08/2023 - 15:37


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.