Inspeções: segurança em ambientes industriais

Para que haja segurança em todos os setores, é imposto que sejam feitas avaliações para averiguar o método de trabalho, as condições nas quais os trabalhadores exercem suas funções, como está o funcionamento de equipamentos, se a estrutura do local está em boas condições, se o sistema de energia e água funcionam, entre diversas outras categorias de inspeção.

A inspeção industrial, em qualquer área de atuação da indústria, é feita para assegurar qualidade de produção, equipamentos e as condições nas quais os trabalhadores atuam diariamente.

O tipo de inspeção encontrada dentro do setor industrial é a de equipamentos e elétrica, pois são dois elementos essenciais para que a produção aconteça com segurança, qualidade e com bom desempenho. 

Falando sobre a avaliação de equipamentos, podemos citar que eles são testados em diversas categorias, pois alguns atestam sua durabilidade, sua resistência, seu funcionamento, sua instalação e outros fatores. Contudo, não é muito visto como é feita a vistoria de estrutura e espessura dos equipamentos.

A espessura do equipamento é muito importante e deve seguir as normas regulamentadoras da NR-13, afinal é a norma que impõe os parâmetros e condições de operação para os equipamentos, além de prezar pela segurança no ambiente de trabalho, visando foco na segurança do trabalhador presente no local.

As inspeções de espessura e estrutura são feitas através de aparelhos, pois os métodos mais comuns de avaliação são radiografia e ultrassom, sendo que esse último possui uma grande variedade de modelos que podem ser utilizados a depender do equipamento que vai ser avaliado, mas possuem a mesma base de atuação para realizar a inspeção.

Postagem criada em: 13/05/2022 - 20:49


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.