Solução para carga capacitiva

Em geral, fator de potência é um número que indica o quanto de energia elétrica é transformada na parcela realmente útil da energia, que chamamos de “energia ativa”. Essa energia ativa é a parte da energia transformada em energia térmica, luminosa, movimento cinético e etc.

Quando usamos o termo baixo fator de potência estamos pensando no valor que é considerado baixo pela distribuidora de energia e que pode ocasionar multas. Abaixo vocês encontram algumas das causas mais comuns que precisam corrigir fator de potência, e claro, sabendo um pouco mais delas é hora de avaliar sua empresa e aproveitar as oportunidades de melhoria.

  •       Motores funcionando em vazio, ou seja, máquinas que ficam ligadas mas sem carga ou sem utilização;
  •       Motores e transformadores superdimensionados, ou seja, grandes motores e transformadores atendendo cargas pequenas;
  •       Dimensionamento errado do banco de capacitores gerando excesso de energia capacitiva.
  •       Grande quantidade de motores de baixa potência, entre outros.

 

Ao neutralizar cargas reativas a capacidade de suporte de cargas da rede aumenta, evitando assim a sobrecarga ou troca de transformadores por exemplo. O baixo fator de potência pode gerar também uma redução nos níveis de tensão. Essa redução pode se manifestar em sintomas como redução da luminosidade, sobreaquecimento de motores e ineficiência de sistemas em geral. 

Diante de todos esses fatores, a indicação é que se pesquise a fundo por empresas especializadas no assunto para que ofereçam soluções completas e modernas a sua necessidade, bem como todo o atendimento personalizado que o cliente procura e merece. Além disso, estabeleça uma relação de transparência e comprometimento para que ambas as partes estejam satisfeitas e confiantes.

Postagem criada em: 19/10/2021 - 17:32


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.