A inspeção em equipamentos soldados

Após realizar a junção de partes de um equipamentos através do processo de soldagem, é importante verificar se tudo ocorreu conforme o planejado e se não houve qualquer problema na parte interna da solda entre as duas partes do equipamentos. Mesmo que realizar um processo de soldagem seja a melhor maneira de unir elementos de metal, nem sempre a soldagem consegue atingir o resultado desejado, pois pode conter descontinuidade em seu interior, o que ocasionaria na separação das partes.

Existem métodos de verificar se o processo de soldagem foi feito de uma maneira que seja segura para a utilização e funcionamento do equipamento, entre os mais conhecidos estão a radiografia e o ultrassom C-scan. Dentre as duas opções, o ultrassom C-scan é o mais indicado por ser uma forma mais segura e automatizada de realizar a inspeção de solda no equipamento, sendo um tipo de ensaio não destrutivo.

A inspeção feita através do C-san é realizada através de um software, que possui uma visão superior do objeto a ser analisado, e utiliza a reflexão das ondas sonoras para averiguar as condições das soldas, o software consegue até mesmo localizar com precisão o local, altura e profundidade da descontinuidade, além de poder examinar e descobrir se ocorreu corrosão em alguma parte do elementos.

Em conclusão, a inspeção que é feita para solda serve para verificar a integridade dos equipamentos e se o processo de soldagem não obteve nenhum problema de descontinuidade ou corrosão entre as partes que foram unidas, e por ser um ensaio não destrutivo o procedimento não danifica nem força o equipamento durante o teste.

Postagem criada em: 05/05/2022 - 16:59


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.