Recipientes para armazenar substâncias sob pressão

Em certos ambientes nós encontramos objetos que por muitas vezes não sabemos o nome, ou os conhecemos com outro nome, um exemplo disso são aqueles cilindros de oxigênio que podemos encontrar em hospitais, ou então os cilindros que enchem balões e que contém gás hélio, esses dois exemplo são encontrados em locais bem diferentes, mas são exatamente o mesmo tipo de instrumento, ambos armazenam gases e podem armazenar líquidos também.

Os dois exemplos citados acima são e vasos de pressão, isso mesmo, o nome correto para esses cilindros é: vasos de pressão, isso porque eles são feitos especialmente para armazenar gases e líquidos em uma pressão diferente da nossa pressão atmosférica normal, além disso algumas substâncias que são armazenada neles não podem entrar em contato com o ar normal que estamos acostumado, pois são tóxicos.

Inspeções e testes de qualidade e uso

Para garantir que as substâncias armazenadas não escapem do recipiente, é feita uma inspeção em vasos de pressão logo após a sua fabricação, para atestar sua qualidade e durabilidade, e antes do conteúdo ser propriamente armazenado, afinal se estiver algum ponto de escape e o fluido for tóxico não há muito como prendê-lo para que ele não saia do recipiente.

Além disso, os vasos de pressão são muito utilizados em ambientes industriais para armazenar líquidos e gases utilizados na produção, ou por equipamentos de produção. Por isso a inspeção é feita antes da distribuição dos vasos serem feitas, elas também são feitas nos locais onde são distribuídos os recipientes para verificar a utilização deles e se estão operando em boas condições de uso.

Postagem criada em: 11/05/2022 - 20:56


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.