Como garantir qualidade e segurança de equipamento

Os equipamentos industriais precisam ser avaliados para garantirem que vão cumprir seu papel durante seu funcionamento em linhas de produção, por isso são necessárias, e obrigatórias, as inspeções em cada um deles.

Algum precisa receber inspeção após a fabricação, durante a instalação e após sua instalação, além das inspeções regulares que devem ser feitas sem falta, para garantir que eles estão operando com um bom desempenho mesmo depois de muito tempo.

Tipos de inspeção em equipamentos

Existem diversos métodos de avaliar a qualidade dos produtos, a maioria deles é feita de forma física, ou seja, forçam a utilização do equipamento para saber se ele está cumprindo com sua função, e descobrir sua durabilidade, qualidade de fabricação, resistência a calor e pesos que ele pode suportar. Esse tipo de teste pode causar um certo desgaste no produto, mas não deixam de ser um método para garantir a qualidade deles.

Mas existem também testes que não causam desgastes nos equipamentos e que podem garantir que sua estrutura está bem composta, que suas soldas foram feitas corretamente, e que não há descontinuidades em sua estrutura, além de poder medir sua espessura de acordo com o que é imposto na norma regulamentadora Nr-13.

Esse tipo de inspeção é chamada de não destrutiva, e podem ser feitas enquanto o equipamento está em funcionamento, em sua maioria, conheça alguns modelos disponíveis no setor industrial brasileiro:

É importante lembrar que apenas empresas especializadas e autorizadas devem aplicar os ensaios e inspeções em equipamentos, de qualquer setor, por segurança e garantia de qualidade.

Postagem criada em: 13/05/2022 - 20:50


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.