Ensaio com ultrassom: seguro e tecnológico

Em ambientes industriais é necessário que todos os equipamentos estejam funcionando em boas condições, para evitar que aconteça problemas durante a produção ou que ele tenha falhas em seu funcionamento ou estrutura, por isso são necessárias diversas inspeções nos equipamentos.

A maioria das inspeções forçam o funcionamento do equipamento para averiguar qual seu limite máximo seguro para uso, mas existem métodos de inspeção no qual o objeto não precisa ser forçado, esse tipo de ensaio é chamado de não destrutivo, pois não causa nenhum tipo de dano ou desgaste no equipamento.

Método de ensaio Phased Array

Dentre os tipos de ensaios não destrutivos há o ultrassom com registro phased array, esse método utiliza um aparelho de ultrassom de alta tecnologia, e com o reflexo das ondas sonoras consegue captar locais que possuem uma vibração maior ou menor das ondas, dessa maneira é possível descobrir se há ponto da estrutura do equipamento que possui um desgaste em sua espessura.

Além disso, o ensaio phased array consegue identificar falhas, fissuras e descontinuidades que ocorrem na estrutura do equipamentos, mesmo que não sejam tão perceptíveis ao olhar humano, pois consegue fazer a análise do equipamento de diversos ângulos, o que faz seus resultados serem mais precisos e completos ao encontrar erros e falhas.

Por ser um dos métodos mais tecnológicos e precisos, é necessário que profissionais habilitados e capacitados executem o aparelho de ultrassom. O ensaio phased array é versátil e pode ser usado para inspecionar tubulações, soldas, máquinas, dutos, entre outros tipos de equipamentos, instrumentos e aparelhos industriais de forma prática, precisa e mais segura do que ao utilizar a radiografia para realizar a inspeção.

Postagem criada em: 13/05/2022 - 20:44


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.