Elevadores precisam de vistoria

Os elevadores é um meio de transporte prático a pessoas e cargas, e assim como outros meios de transporte, eles também devem ter suas manutenções em dia. E para que essas manutenções sejam feitas de forma adequada, a inspeção de elevadores precisa ser realizada periodicamente. Estas inspeções são exigências de legislações federais, estaduais e municipais, que devem ser seguidas rigorosamente e um Relatório Inspeção Anual (RIA) deve ser emitido à prefeitura uma vez por ano. E o não cumprimento dessa obrigatoriedade fica passível a penalidades e multas.

O objetivo de se fazer vistoria em elevadores é certificar se o equipamento está em boas condições de funcionamento, verificar se está dentro das normas estipuladas e se há algum defeito ou danos provocados pelo desgaste natural pelo uso constante. Uma vistoria detalhada de todo o sistema de funcionamento do equipamento vai analisar as condições gerais e o estado de conservação, e assim é possível identificar falhas ou danos no instrumento, e mediante as informações, o técnico responsável irá dar as diretrizes a serem tomadas, como ter que realizar manutenções, sejam elas preventivas ou corretivas, ou reparos necessários. E o RIA consiste em relatar aos órgãos competentes as condições gerais do elevador, ou seja, se todas as medidas recomendadas pelo técnico foram seguidas. 

Realizar uma vistoria de elevadores de forma correta e periódica evita ter problemas, como gastos desnecessários com a troca de componentes comprometidos ou multas por descumprimento da lei, além de aumentar a vida útil do equipamento. E além das inspeções, deve-se realizar análises de documentos importantes, tais como Alvará de Funcionamento de Elevadores e Escada Rolantes, Relatórios Gerenciais e Contratos de Manutenção e o próprio RIA.

Ao solicitar os serviços de vistoria em elevadores, deve-se considerar empresas confiáveis, especialistas e experientes, com profissionais altamente capacitados, que irá garantir um serviço de qualidade de forma que elevadores tenham suas funções desempenhadas adequadamente e garantir a segurança de seus usuários, e bem assim a satisfação de seus clientes.

Postagem criada em: 17/10/2022 - 13:10


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.