Como obter informações construtivas de uma obra

As built é uma expressão em inglês que, traduzido para o português, significa “como construído”, e está relacionado com uma construção civil. E um projeto executivo as built é um registro que documenta todo o processo construtivo de uma obra de construção civil de acordo com o projeto inicial, bem assim as alterações e modificações que ocorrem durante a execução de uma obra. Esta documentação deve ser feita por profissionais habilitados, por engenheiros civis ou arquitetos devidamente credenciados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Com o projeto as built o profissional consegue gerenciar a obra da melhor forma possível, pois com ele tem pleno conhecimento de todo o andamento construtivo e assim otimizar o trabalho com o menor tempo de execução e bem assim conseguir uma redução de custos. Com o as built documentado em mãos é possível prevenir problemas ou acidentes que possam ocorrer em uma edificação por conta de uma reforma ou alteração da área construída, principalmente se a construção for antiga.

Um projeto de as built precisa seguir as normas técnicas da ABNT NBR 14645/2011, onde é encontrada na área de engenharia civil e arquitetura como “como construído” ou “as built para edificações”. Toda edificação precisa da constatação do as built, seja na fase inicial de um projeto ou seja no decorrer da sua vida útil, ou seja, sempre que realizar uma reforma ou houver uma alteração na construção. Portanto, um as built precisa estar sempre atualizado, com todas as informações da execução de uma obra e de suas modificações. Um as built também tem importância na hora de se realizar uma manutenção em um edifício.

A realização do as built é um procedimento bem complexo, porque além da construção, engloba todos os sistemas que constituem um edifício, como sistema hidráulico, sistema elétrico, sistema de combate a incêndio, sistema de gás, entre outros, e por isso é indispensável contratar os serviços de uma empresa especializada e experiente.

Postagem criada em: 27/10/2022 - 11:57


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.