Modos de detectar descontinuidade em soldas

Imagine que você tenha um objeto que foi construído e que suas junções foram feitas através de soldagem, visualmente ele pode estar lindo e parecendo sem defeito algum, mas e se em algum ponto da solda ele na verdade possui uma fissura que não possível de ser vista sem equipamentos próprio para isso? Não parece nada demais, afinal se não é visível a olho nú, provavelmente não é algo grave. 

Isso pode ser um erro fatal, afinal a superfície dele pode não ser visível, mas e se internamente essa solda não está totalmente construída? A utilização do objeto pode acabar aumentando a fissura, e ela rapidamente ruir a ponto de precisar de uma manutenção emergencial, ou acaba atrapalhando seu funcionamento sem que você entenda o que ocorreu. 

Método não destrutivo utilizando líquido penetrante

Para detectar problemas como esse, de pequenas fissuras, são utilizados métodos não destrutivos para realizar inspeções em objetos, a maioria deles utiliza um aparelho para poder realizar o teste, como os feitos por ultrassom e radiografias, mas existem alguns que não utilizam nenhum aparelho, apenas uma substância, que é o caso do ensaio de líquido penetrante.

Esse método do líquido penetrante pode ser aplicado em diversos tipos de superfícies e fácil aplicação, além disso ele também é bem sensível e consegue detectar pequenas descontinuidade e fissuras nos objetos, tornando-o um método fácil, econômico e de grande utilização em produções já que pode ser aplicado em mais de um objeto por vez.

Então, caso precise fazer um teste não destrutivo de forma rápida, econômica, em diferentes superfícies por vez, o método com o líquido penetrante é uma ótima escolha para você pode realizar.

Postagem criada em: 11/05/2022 - 20:59


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.