Sistemas de Armazenamento de Água

Afinal, você já ouviu falar em um sistema de captação água chuva? Sabe para que serve e qual a real necessidade e diferencial de se contar com um? Se ainda não sabe exatamente do que se trata, não se preocupe, pois vamos ajudá-lo a entender mais sobre o assunto ao longo deste artigo, dando destaque aos principais e mais relevantes pontos. Portanto, atente-se às informações a seguir:

De forma simples e geral, esta estruturação consiste em um sistema que faz o armazenamento da água da chuva, sendo composto de diversas peças essenciais. Tendo em vista que, a água da chuva é uma fonte de água doce finita e vulnerável, sendo este processo de captação de extrema importância.

E como esta captação funciona? Quais os processos envolvidos? Entenda:

Seu funcionamento se baseia da seguinte forma:

  • A água da chuva é levada pelas calhas a um filtro,
  • Eliminação de impurezas, como folhas ou pedaços de galhos.
  • Um freio d'água impede que a entrada de água agite seu conteúdo e suspenda partículas sólidas depositadas no fundo.

Como a água da chuva é considerada não potável, não é adequada para consumo humano. Ainda assim a captação é útil, pois, podem ser utilizadas em tarefas domesticas que consomem muita água, por exemplo.

Eis alguns exemplos de funcionamento do sistema. Sendo eles:

  •          Telhado– Funciona como captador de água de chuva
  •          Calha ou coletor– Um modelo de coletor ou calha deve existir ou ser instalado para reunir a água que vem do telhado.
  •          Filtro grosseiro– Um filtro de tela para reter galhos, folhas, e outras impurezas grosseiras.
  •          Separador de Primeiras Águas– O início de uma chuva lava o telhado e a atmosfera, arrastando impurezas finas que precisam ser separadas e descartadas.

Postagem criada em: 24/01/2022 - 18:44


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.