Ter qualidade da energia elétrica é essencial

Realizar uma medição da qualidade da energia consiste em avaliar a eficiência da energia elétrica em alimentar quaisquer equipamentos ou dispositivos que precisam desta energia para funcionar. Fazer esta medição tem a finalidade de constatar que os sistemas elétricos estão operando de forma adequada, sem provocar danos significativos no desempenho ou vida útil dos equipamentos ou dispositivos.

Esta medição é realizada a partir da comparação  da operação de um determinado equipamento com os valores do monitoramento da energia elétrica. Um mau funcionamento da energia elétrica pode alimentar de forma incorreta um aparelho elétrico e fazer com que ele não funcione direito, falhe de forma prematura ou simplesmente não funcione ou até mesmo que ele seja danificado irreversivelmente.

Além disso, realizar a medição do sistema elétrico de um empreendimento vai garantir que este esteja seguro, evitando problemas ocasionados pela má qualidade da energia elétrica. Derretimentos de cabos ou fios, disjuntores que desarmam, queima de aparelhos elétricos, curto circuito, entre outros são indícios de que a energia elétrica está com mau desempenho e uma medição é de extrema urgência para detectar o real problema e apontar as devidas soluções.

Manter a qualidade da energia elétrica de um empreendimento, especialmente nas indústrias que dependem de vários equipamentos e maquinários no processo fabril, é essencial para evitar transtornos, muitas vezes em grandes proporções, como caso de uma explosão por conta de um curto circuito, bem assim evitar perdas financeiras. A qualidade da energia elétrica é medida mediante os parâmetros estabelecidos pelas portarias da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Soluções para obter uma eficiência e qualidade da energia elétrica é possível mediante a sua medição de forma adequada e este procedimento é prestado por empresas especializadas e por profissionais de Engenharia Elétrica ou Eletricista, a fim de oferecer um serviço de alta qualidade e segurança ao contratante.

Postagem criada em: 25/10/2022 - 10:42


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.