Toda edificação precisa ter um Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros para certificar que uma construção civil atende todos os requisitos legais e critérios de segurança, prevenção e combate à incêndios. Este documento é emitido pelo próprio Corpo de Bombeiros e para obtê-lo é necessário a realização de uma vistoria detalhada pela corporação a fim de verificar as condições gerais do sistema de proteção e combate à incêndios, se todos os componentes estão em perfeito funcionamento, se o projeto atende a todas as normas vigentes e leis municipais, estaduais e federais e se há presença de anomalias no sistema de proteção e combate de incêndios.

Um laudos para avcb é necessário sempre que o documento estiver vencido, construção ou reforma, regularização das edificações e áreas de risco, ampliação da área construída, mudança da ocupação ou uso, construções provisórias, tais como eventos, circos ou outros. Além de ter a necessidade de revisar outros sistemas agregados, como instalações elétricas, brigada de incêndio, sistemas de gás, para-raios, sinalização, escadas, materiais de acabamento e revestimento.

A emissão do laudo precisa ser feita de forma periódica, no caso de vencimento o prazo varia de 1 a 5 anos, tendo a necessidade da renovação do documento, ou sempre que houver alguma alteração na estrutura da construção. É muito importante manter esta documentação em dia, pois evita inúmeros problemas futuros como também multas ocasionadas por descumprimento das leis e normas.

Além disso, o laudo comprova que todos os componentes de combate à incêndios estão habilitados ao uso no caso de uma ocorrência de incêndio em um empreendimento, bem assim como a prestação de socorro às pessoas presentes no momento do acidente.  Logo, para manter uma edificação, seja residencial, comercial ou pública, segura e eficiente no combate a incêndios, é indispensável obter o laudo mediante a vistoria do Corpo de Bombeiros.

Postagem criada em: 24/10/2022 - 13:08


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.