Ultrassom e exames no setor industrial

Assim como o sistema de saúde de humanos e animais, o setor industrial possui seu método de atestar a “saúde” de seus equipamentos, através de testes e ensaios é possível analisar a estrutura e desempenho de equipamentos industriais. E assim como os exames humanos, é possível que os testes sejam físicos ou através de aparelhos, são chamados de destrutivos e não destrutivos respectivamente.

Tipos de ensaios: destrutivos e não destrutivos

Os testes destrutivos são aqueles que colocam a prova o desempenho do equipamento submetendo-o a situações física como: calor, frio, peso, resistência e outros tipos de testes que podem ser utilizados para causar um desgaste no equipamento, e assim, identificar melhor quais são seus limites de acordo com a situação que ele será utilizado.

Já os ensaios não destrutivos são métodos de teste que utilizam aparelhos eletrônicos para medir e analisar as estruturas de equipamentos sem que forcem seu funcionamento, e diferente do outro métodos, esse não interfere no funcionamento do equipamento podendo ele continuar operando durante as produções enquanto o teste é executado, alguns até podem continuar analisando durante horas consecutivas sem problemas, precisando apenas de 2 pessoas presentes para executar o teste.

Entre os modelos de ensaio não destrutivos temos o ultrassom phased array, ele é um dos melhores em quesito de identificar falhas e descontinuidade nos equipamentos, pois através de seu software é possível analisar as estruturas em diferentes ângulos, feito de diferente materiais, é mais rápido na avaliação e proporciona resultados completos e detalhados, por isso é um dos método preferidos para se usar em grandes indústrias que possuem muitos maquinários para ser analisado.

Postagem criada em: 10/05/2022 - 20:56


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.