Alívio de pressão em equipamentos

Em indústrias que utilizam caldeiras, é normal que o ambiente no qual ela está fique mais quente e chegue a grandes temperaturas, porém isso também pode ser um pequeno alerta sobre a grande pressão que ela pode estar acumulando. 

Por esse motivo é importante que equipamentos que trabalham com pressão, como caldeira, compressores e vasos de pressão, tenham instalado uma válvula de alívio, para que quando atingir o seu limite a pressão interna possa ser dispersa de maneira segura.

Utilização de válvulas de alívio em equipamentos

Equipamentos que operam utilizando pressão, ou que conseguem manter uma certa quantidade enquanto funcionam precisam ter um modo de aliviar a pressão interna, ou pode acabar ocorrendo uma explosão do equipamento. Porém, cada aparelho tem sua própria regulagem. Como cada aparelho possui um limite máximo seguro, deve haver uma inspeção e medição para conseguir avaliar e realizar a calibração de válvulas de alívio para os equipamentos industriais que trabalham sob pressão.

A utilização dessas válvulas de alívio é um método de segurança implantado em equipamentos que utilizam pressão e trabalham em ambientes de altas temperaturas, sem elas eles podem acabar explodindo. É como uma panela de pressão que não possui aquele pino que gira e solta o vapor acumulado, as panelas quando não estão bem reguladas podem acabar tampando essa saída, e por causa disso podem acabar explodindo. Esse é o mesmo princípio utilizado para as válvulas de alívio nos setores industriais.

Portanto, podemos concluir que a necessidade da instalação e calibração de uma válvula de alívio para equipamentos industriais é de extrema importância, pois é através dela que a pressão do equipamento será dispensada e assim evitando que o local onde está seja afetado por uma explosão, causando danos materiais e físicos nas pessoas que estão no local ou em áreas próximas.

Postagem criada em: 10/05/2022 - 20:54


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.