Inspeção de qualidade de soldagem em equipamentos

Equipamentos feitos de aço, metal e outros materiais derivados são unidos através do trabalho de solda, algumas vezes utilizam encaixes e são fixados por parafusos, mas normalmente é utilizada a solda pois consegue unificar os elementos de forma mais fixa do que com o uso de parafusos.

Mas quando se trata de equipamentos industriais é necessário que esses itens passem por diversos testes e avaliações para que seja atestado a sua qualidade, durabilidade e resistência, mas existem testes que não precisam levar o equipamento ao seu extremo para descobrir sua qualidade.

Ensaio não destrutivos — inspeção de soldagem

Os testes que podem ser feitos sem forçar a utilização dos equipamentos são chamados de não destrutivos, isso porque eles não causam danos e não desgastam as peças e estrutura dele. Essa categoria de avaliação também é utilizada para inspecionar a qualidade das junções das peças através das soldas feitas no instrumento avaliado.

Para realizar as inspeções não destrutivas é necessário realizar a contratação de uma empresa de inspeção de soldagem, pois apenas empresas especializadas estão aptas a realizar e analisar os resultados dos ensaios feitos com o equipamento. Se um ensaio for bem feito, os resultados gerados serão bastante corretos e assertivos, eliminando a necessidade de mais inspeções consecutivas no local.

O método mais utilizado para realizar a inspeção da soldagem é através do ultrassom C-scan, através de seu software é possível encontrar e averiguar o tamanho de fissuras, além de detectar descontinuidades de solda na estrutura do equipamento, sendo assim, torna-se mais fácil de realizar a manutenção corretiva no local, pois através dos resultados da inspeção há a localização exata do problema.

Postagem criada em: 12/05/2022 - 20:55


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.