Reaproveitamento de Águas Residuais

Uma estação de tratamento de efluentes de frigoríficos é um sistema de tratamento de águas residuais que foi projetado para remover os contaminantes específicos da água resultante da operação de abate e processamento de alimentos em frigoríficos. 

Estes sistemas usam uma gama de técnicas, tais como tratamento físico-químico, biológico ou mesmo tratamento de lodo ativado para remover os contaminantes da água. O efluente tratado pode então ser descarregado em um corpo receptor ou reutilizado para fins industriais.

Portanto, esse tipo de estação é um sistema que remove metais pesados, matéria orgânica, nutrientes, microrganismos, e outros poluentes do efluente gerado por estabelecimentos que processam carnes e derivados. Estes poluentes podem ser removidos por meio da aplicação de diferentes técnicas, como filtração, oxidação, coagulação e floculação, decantação, membranas de ultrafiltração, ultra-som e ozonização.

Uma estação projetada para tratar efluentes de frigoríficos é essencial para reduzir a carga de metais pesados e outras substâncias potencialmente prejudiciais contidas no efluente com o fim de reuso, evitando a degradação do meio ambiente. Além disso, pode melhorar a qualidade da água utilizada no local, reduzindo o risco de contaminação dos aquíferos. 

Estas estações de tratamento também ajudam a prevenir problemas de saúde pública associados à contaminação dos recursos hídricos, como a disseminação de doenças transmitidas por água.

Elas são fundamentais para assegurar a qualidade da água usada para a produção dos alimentos, bem como para evitar problemas ambientais relacionados à descarga incorreta de efluentes. 

Além disso, o tratamento adequado dos efluentes pode prevenir a contaminação de águas subterrâneas e corpos de água por nutrientes e microrganismos prejudiciais, bem como a poluição do ar causada pelas emissões de gases tóxicos. A estação de tratamento também desempenha um papel importante na redução de custos relacionados ao aumento dos impostos pagos pelo setor de laticínios, à medida que as leis ambientais se tornam cada vez mais rígidas.

Postagem criada em: 21/08/2023 - 11:37


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.