Descarte Correto de Águas Residuais de Hospitais

Estação de tratamento de efluentes hospitalares é um sistema de tratamento de águas residuais que remove os materiais indesejáveis, como produtos farmacêuticos, metais pesados, bactérias, vírus, fungos, entre outros poluentes, presentes nos efluentes produzidos por hospitais. O objetivo deste sistema é melhorar a qualidade da água antes que ela seja descartada na natureza, preservando, assim, o meio ambiente.

Esse sistema de tratamento de águas residuais remove os contaminantes orgânicos e físicos dos efluentes gerados pelos hospitais em geral. Essa estação de tratamento é projetada para gerenciar efluentes ricos em substâncias químicas, biológicas e físicas. 

O objetivo principal das estações de tratamento de efluentes hospitalares é melhorar a qualidade da água antes de ser descartada.

O tratamento de efluentes hospitalares pode incluir tratamentos físicos, químicos e biológicos. No tratamento físico, as partículas são removidas por sedimentação, floculação, filtração e ultrafiltração. O tratamento químico usa processos como decantação, oxidação química, adsorção e destilação. Por fim, a biotecnologia é usada para remover os microrganismos patogênicos, destruindo-os na maioria dos casos.

As estações de tratamento de efluentes gerados pelos hospitais também fornecem recursos para melhorar a qualidade da água, como reúso de água. Esta técnica consome menos água do que o descarte e também reduz os custos operacionais. Essas estações de tratamento também podem monitorar o estado da qualidade da água ao longo do tempo, permitindo que os operadores saibam quando os níveis de contaminação excedem os limites estabelecidos pelas autoridades locais.

As ETEs destinadas aos hospitais são fundamentais para a saúde pública, pois trata os efluentes provenientes de serviços médicos e hospitalares antes de serem descartados na rede pública de esgotos. 

Elas garantem a eliminação de todos os resíduos tóxicos, biológicos e patogênicos presentes na água, reduz a contaminação dos corpos hídricos e o risco de disseminação de doenças. Além disso, as águas tratadas são reaproveitadas para fins não potáveis, como a irrigação, entre outras aplicações.

Postagem criada em: 25/08/2023 - 11:45


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.