Toda instalação de gás precisa de inspeção

Por conta do alto risco que uma distribuição de gás de qualquer edifício, seja comercial, residencial ou público, precisa-se fazer uma inspeção das instalações de gás periodicamente. Essa inspeção é realizada por um profissional capacitado, que faz uma avaliação geral de toda a instalação. Primeiramente faz uma análise visual, certificando as condições físicas dos encanamentos, para ver se se encontram em bom estado ou precisam ser trocados. Depois da vistoria visual, a central de gás deve ser visitada e analisada para constatar se está dentro das exigências estabelecidas e na sequência deve-se fazer a medição com um equipamento específico e verificar se há algum vazamento de gás, inclusive nas instalações internas das paredes.

As instalações de gás devem estar em conformidade com as leis vigentes, pois podem provocar sérios riscos a vida, conquanto a inspeção deve ser realizada de forma periódica para a verificação de possíveis inconformidades ou problemas, como vazamento de gás, ventilação inadequada, falta de válvula de bloqueio manual para manutenção, instalações antigas que precisam ser trocadas, ferrugens, entre outros problemas. Ao menor indício de falha, deve-se solicitar o reparo urgentemente. 

Em suma, a inspeção de uma distribuição de gás implica em uma vistoria completa das condições gerais de toda a instalação, certificando se a operação está sendo feita de forma correta e se encontra de acordo com as normas e legislação vigente, eliminando assim todos os riscos. Portanto, realizar a inspeção é indispensável para garantir a segurança, tanto dos equipamentos quanto dos usuários, prolongar a vida útil de toda a instalação e a operação adequada de toda a distribuição. Lembrando que este serviço deve ser feito por uma empresa especialista para ter a garantia da qualidade. 

Postagem criada em: 17/10/2022 - 08:30


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.