Dispositivo de segurança para equipamentos

Para que os ambientes industriais sejam seguros, os equipamentos e seus elementos devem passar por testes, inspeções e calibrações, quando necessários, para que estejam operando de forma correta, evitando problemas durante a produção.

Equipamentos que utilizam pressão para poder executar sua função, ou que trabalham com altas temperaturas, precisam de dispositivos para poder aliviar o estresse que é suprimido durante o tempo de operação, por isso esse tipo de equipamento possui válvula de segurança, também chamado de válvula de escape.

As válvulas de segurança e seus cuidados

As válvulas de segurança são utilizadas para que ao atingir seu limite máximo seguro de pressão a válvula seja ativada, liberando uma parte da pressão acumulada, para o equipamento continuar operando normalmente, evitando que ele se rompa causando uma explosão ou fissuras na estrutura, impedindo que ele exerça a opere corretamente ou até mesmo que ela funcione.

Cada aparelho possui um limite seguro de pressão que consegue suportar sem ser danificado, por isso a calibração de válvulas de segurança deve ser feita, assim o dispositivo será acionado quando o equipamento em questão atingir esse limite.

A calibração deve ser feita por uma empresa especializada e experiente para que o serviço seja feito corretamente dentro dos padrões impostos pela norma regulamentadora NR-13 que regulariza o funcionamento e métodos de segurança para operação e manuseio de caldeiras e vasos de pressão. Implantada como medida de segurança para o ambiente e para os trabalhadores do local pelo Ministério do Trabalho através da Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, e engloba materiais, equipamentos, aparelhos e locais que possam ser um risco à saúde dos trabalhadores.

Postagem criada em: 13/05/2022 - 20:44


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.