Distribuição de energia elétrica para os setores

O quadro de distribuição industrial nada mais é que um equipamento elétrico destinado a receber energia elétrica de uma ou mais fontes de alimentação e distribuí-las a um ou mais circuitos. 

Em geral, ele pode ter duas finalidades. Saiba mais abaixo:

  •          A finalidade de garantir abastecimento de energia elétrica para todos os ambientes industriais;
  •          Para controlar motores e para comandar CLP’s, IHM’s e Supervisórios, com softwares específicos para a orientação das funções de máquinas em uma mesa de comando.

Ele é usado para distribuir energia elétrica para todos os circuitos de uma unidade industrial, para acionar motores ou para comandar equipamentos.

Dentre as diversas características deste equipamento, podemos ressaltar que é um equipamento formado por uma série de dispositivos eletrônicos, cuja finalidade é distribuir a energia elétrica para cada circuito ou enviar comandos para equipamentos industriais e motores.

É importante frisar que, todos os componentes do quadro possuem identificação e são organizados para facilitar o funcionamento, bem como a limpeza e a manutenção elétrica. Além disso, o mesmo conta com proteção anticorrosiva.

Existem alguns modelos deste quadro. Entre eles podemos citar:

  •          Quadro de comando e controle: é um tipo de quadro programado com software feito exclusivamente para uma máquina ou equipamento que está passando pelo processo de automação, com inclusão de sensores, medidores e outros componentes especiais.
  •          Quadro elétrico de acionamento: quadro feito com todos os componentes e comandos necessários para controle de motores, entre outros.

Depois de instalado, ele passa por vários testes de conformidade, testes de segurança, testes de redundância e outros procedimentos para verificação de inconsistências.

Postagem criada em: 22/10/2021 - 14:36


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.