Método de verificação estrutural de equipamentos

O setor industrial lida com diversos aparelhos e máquinas que passam por diversos testes e avaliações para verificar sua durabilidade em questão de funcionamento e seu desempenho enquanto exercer sua função normalmente.

Entre esses variados testes existem os testes para verificar se a estrutura do equipamento também se encontra em boas condições para que seu uso seja longo. Esse teste para estrutura é conhecido como ultrassom, é através dele que é possível identificar se há falhas e descontinuidade na solda do item.

Os modelos de ultrassom são:

  • A-scan

  • B-scan

  • C-scan

  • Phased Away

  • Comum.

Cada um deles com uma característica específica que facilita a avaliação de estruturas que contêm solda em sua estrutura. 

Vantagens de utilizar A-scan em análises

O modelo A-scan é um dos métodos de ultrassom utilizado em indústrias para averiguar a composição da estrutura do equipamento e verificar, através de ondas sonoras que conseguem mapear a estrutura do item e identificar as descontinuidade e se a solda presente nele apresenta alguma falha que pode vir a trazer problemas no futuro da produção na qual ela é utilizada.

Uma vantagem em utilizar o método A-scan é a ausência de interrompimento da produção para realizar os testes de verificação. Por ser um método de avaliação, também deve ser feito a inspeção de solda A-scan, pois é importante que o equipamento que faz a varredura e análise da estrutura do de aparelhos industriais seja analisado para saber se ele está bem calibrado para executar sua função corretamente.

Diferente de outros tipos de testes o A-scan é um tipo de ensaio não destrutivo, ou seja, não exerce nenhum tipo de força para que o equipamento em análise sofra danos físicos colocando a prova a sua durabilidade e qualidade de produção, apenas faz um leitura na estrutura sem interromper seu trabalho.

Postagem criada em: 11/05/2022 - 20:54


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.