Análise e inspeção de tubos e suas estruturas

Mesmo que não esteja ao alcance dos nossos olhos, um item muito utilizado e presente em nosso dia a dia são os tubos. Achou estranho? Mas é verdade, os tubos estão presentes por baixo de toda a cidade, alguns mais visíveis, outros não tanto assim, exemplos disso são: postes de luz, rede de esgoto e o fornecimento de água potável.

Para que eles possam ser utilizados de diversas formas, deve haver formas de atestar que ele está em perfeitas condições para desempenhar a sua função, por isso existem formas de testá-los na prática e outros métodos conseguem verificar se sua estrutura está boa. Os testes feitos na prática são considerados ensaios “destrutivos”, isso porque eles colocam o item à prova de maneira que ele será testado executando a função dele, já os não destrutivos são os que analisam sua estrutura sem precisar forçar o uso dele.

Ultrassom — método de ensaio não destrutivo para tubos

Um método não destrutivo muito utilizado é o ultrassom, esse método é utilizado pois é seguro e o equipamento será avaliado sem ser utilizado de maneira forçada para saber se ele possui a qualidade esperada. O ultrassom em tubos é mais comum de ser feito, pois através das ondas sonoras é possível identificar falhas que não são vistas a olho nú e podem passar despercebidas causando grandes problemas no futuro, pois o tubo já estaria em uso, e para realizar sua manutenção corretiva, ou troca, teria que ser interrompida a operação do sistema onde está inserido.

Em conclusão, os ensaios não destrutivos são uma melhor escolha pois não precisam interromper a utilização dos equipamentos para realizar a inspeção, além disso com a utilização do ultrassom nos tubos é possível averiguar sua estrutura internamente e externamente, algo que não poderia ser feito através de um operador profissional.

Postagem criada em: 06/05/2022 - 21:00


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.