Aumento do Volume dos Tubos

Afinal, o que é uma dilatação térmica? Como ocorre e quais as consequências que isso pode trazer para os meus processos de produção. Você já ouviu falar sobre isso? Se ainda não, saiba que vamos te ajudar a entender mais sobre este assunto ao longo deste artigo, destacando os pontos mais relevantes e primordiais sobre. Portanto, atente-se às informações a seguir:

De forma simples e geral, esta dilatação nada mais é que o aumento do volume de um corpo ocasionado pelo aumento de sua temperatura, o que causa o aumento no grau de agitação de suas moléculas e consequentemente aumento na distância média entre as mesmas.

São diversos os tipos de dilatação que podem ocorrer, sendo eles:

  • Dilatação Térmica dos Sólidos;
  • Dilatação Linear;
  • Dilatação Superficial;
  • Dilatação Volumétrica.

Em suma, é difícil perceber a olho nu este processo. No nosso dia a dia nos deparamos com diversas situações nas quais é necessário levar em conta a expansão térmica, por exemplo: os trilhos dos trens são colocados de modo que sempre haja um pequeno espaço entre eles, para evitar as deformações quando se aquecem.

Podemos dizer que a dilatação do corpo está relacionada à agitação térmica das moléculas que compõem o corpo, pois sabemos que quanto mais quente estiver o corpo maior será a agitação térmica de suas moléculas.

Sendo assim, procure por uma empresa de confiança para te oferecer as melhores e mais bem desenvolvidas soluções, atendendo suas necessidades de forma plena e eficaz, respeitando as normas regulamentadoras de segurança e qualidade vigentes em lei nacional.

Postagem criada em: 02/02/2022 - 19:25


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.