Proteção contra raios para edificações

O laudo de para raio é um documento técnico realizado por um profissional devidamente habilitado, Engenheiro Eletricista, que visa verificar as condições gerais do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosférica (SPDA) ou simplesmente o para raio e do sistema de aterramento. Neste documento deve conter todas as inspeções realizadas, visuais e mais específicas, medições do aterramento, os relatórios fotográficos, as não conformidades e as recomendações para as não conformidades, quando houver.

Este laudo tem por objetivo verificar e obter informações das condições gerais de todo o sistema do para raio e a norma técnica brasileira ABNT NBR 5419 (Proteção de Estruturas Contra Descargas Atmosféricas) e a NR 10 (Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego). Como visto, este relatório técnico é obrigatório por lei e exigido pelo Corpo de Bombeiros e seguradoras. A periodicidade das inspeções para emitir o laudo de SPDA  é de 1 a 3 anos, dependendo da localização da edificação, e a cada seis meses é necessário realizar a inspeção visual de todo o sistema de SPDA.

De maneira geral, esta inspeção para obter o laudo de SPDA é certificar se o sistema está funcionando de acordo como foi projetado, ou seja, se o equipamento está captando de forma correta as descargas elétricas, conduzindo por hastes na vertical até o aterramento e assim espalhar a eletricidade na terra. Além de também ter a finalidade de manter a segurança da edificação e seus ocupantes, já que se não houver essa proteção ou um projeto inadequado, o raio pode provocar danos nas instalações, estruturas e pessoas que estiverem circulando no momento da queda da descarga elétrica.

Lembrando que este laudo de SPDA deve ser realizado por profissionais habilitados e empresas especialistas, e assim entregar um serviço de qualidade e confiável, com soluções viáveis para satisfação de seus clientes. 

Postagem criada em: 20/10/2022 - 09:11


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.