Balanceamento do sistema de climatização

O teste, ajuste e balanceamento de ar condicionado (TAB) é um conjunto de ações e etapas realizado em um sistema de climatização em um empreendimento para verificar o desempenho conforme o estabelecido em projeto com o objetivo de otimizar a operação e redução de custos. O balanceamento do ar condicionado tem a finalidade de direcionar e ajustar o fluxo de ar em seus dutos nos ambientes comerciais e industriais a fim de promover conforto térmico aos usuários.

Portanto é de suma importância que todos os estabelecimentos que possuem um sistema de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado realizar este procedimento em seus equipamentos de climatização para assegurar que as temperaturas nestes ambientes sejam adequadas, bem assim que a vazão das tubulações e dutos sejam atendidos conforme estipulado em seus projetos.

Na realização do TAB, cada componente do sistema de ar condicionado é verificado conforme as especificações do fabricante, o qual permite identificar possíveis falhas e a realização dos ajustes adequados ou a necessidade da substituição destes componentes. Também é possível prever futuros problemas e aplicar as devidas manutenções preventivas e aumentar a vida útil de tais equipamentos, gerando assim redução de custos em manutenções corretivas, substituições e até mesmo no consumo de energia elétrica. 

Investir na realização do TAB garante o bom desempenho e operação do sistema de ar condicionado, deixando um ambiente mais saudável e confortável para as pessoas que circulam por ele. É sempre importante contratar empresas que sejam especializadas no ramo para prestar serviços de alta qualidade e seguros e que atendam a todos os requisitos legais pertinentes.

Postagem criada em: 28/10/2022 - 13:11


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.