Água Potável para os Condôminos

ETA condomínios, ou seja, estação de tratamento de água, é uma instalação destinada a tratar a água de poços artesianos, semi artesianos e caipiras para uso doméstico em condomínios residenciais. Ela é projetada para melhorar a qualidade da água e remover ou diminuir os níveis de impurezas e contaminantes que podem estar presentes na água de abastecimento. 

Os sistemas de ETA geralmente incluem o tratamento químico, a coagulação, floculação, filtração, decantação, pós-alcalinização, desinfecção. Após o tratamento adequado, a água é conduzida a um reservatório, como as caixas d'água, a fim de que seja distribuída aos moradores do condomínio.

A ETA, como um sistema de tratamento de água superficiais e subterrâneas, limpa, desinfeta e purifica a água para uso dentro dos condomínios. O processo de tratamento da água inclui a remoção de substâncias indesejáveis, como bactérias, vírus, metais pesados, matéria orgânica, entre outros.  Além disso, as ETAs também permitem o controle da dureza da água, soluções para pH, entre outras características, tornando a qualidade da água mais adequada para seus moradores.

As ETAs geralmente possuem filtros mecânicos, filtros de carvão ativado, cloro, decantadores, filtros de membranas semipermeáveis, osmose reversa, entre outros. Os filtros mecânicos são responsáveis por remover partículas sólidas, enquanto os filtros de carvão ativado removem substâncias químicas, como odor, cor e gosto. O cloro é responsável pela desinfecção, enquanto os decantadores removem substâncias suspensas na água. 

Além dos equipamentos, as ETAs precisam de serviços regulares de manutenção para garantir que as características da água sejam mantidas em conformidade com os parâmetros estabelecidos. Esses serviços podem ser realizados por técnicos profissionais, que também podem efetuar ainda testes de qualidade da água periodicamente.

Em suma, uma ETA é uma solução eficaz para garantir a qualidade da água de abastecimento interno de condomínios, melhorando assim a qualidade de vida dos moradores.

Postagem criada em: 15/09/2023 - 14:10


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.