Sistema de detecção e alarme contra incêndios

O painel elétrico, também chamado de quadro de distribuição de energia elétrica, é um equipamento elétrico que recebe energia elétrica de uma ou mais fontes de alimentação e a distribui por um ou mais circuitos. Ou seja, sua principal função é receber e enviar energia elétrica. Ele vai ser o grande administrador do sistema de energia elétrica, portanto, parte fundamental de qualquer ambiente que precise de energia elétrica para funcionar e exercer suas atividades.

Por sua vez, o painel elétrico NFPA20 pode variar de unidades simples com uma única entrada e saída da zona, até sistemas complexos orientados para monitorar vários edifícios. Além disso, ele detecta, sinalizando e acionando os agentes extintores de incêndio, somado a manobras rápidas, seguras e precisas da equipe de Brigada de Incêndio, ou seja, compõe um sistema inteligente, atual e seguro de prevenção e combate contra incêndios.

Para realizar essas tarefas, o painel elétrico deve ser construído seguindo as regulamentações técnicas, tais como a NBR 5410, regulamentação para instalações elétricas em baixa tensão, e a NR-10, regulamentação para instalações e serviços em eletricidade. Dependendo do tipo do painel elétrico, existem outras normas técnicas que devem ser seguidas.

Lembrando que, existem vários tipos e modelos de  painel elétrico, entre eles: cubículos de média tensão, quadro geral de baixa tensão (QGBT), CCM convencionais, painéis de automação, quadro de distribuição de força e luz (QDFL), banco de capacitores, entre outros. Cada um vai ter uma função e uma utilidade específica, fora a ação principal de distribuir energia. 

Diante de todos esses fatores, a indicação é que se pesquise por empresas especializadas no assunto para fornecer a solução completa a sua necessidade, de forma completa e eficiente.  E ainda, analise o custo benefício, pois, nem sempre pagar muito mais caro é sinônimo de qualidade garantida. 

Postagem criada em: 18/10/2021 - 19:26


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.