Inspeção Industrial de Forma Precisa

O ensaio por ultrassom A/B Scan é uma técnica de inspeção não destrutiva utilizada para examinar materiais usando ondas ultrassônicas. Esta técnica é amplamente usada em sistemas industriais, pois permite a detecção e avaliação de defeitos internos em materiais. 

O A/B Scan envolve o uso de um transmissor e um receptor. O transmissor gera ondas ultrassônicas que são enviadas através do material sob teste. Quando encontram um defeito, as ondas ultrassônicas são refletidas de volta para o receptor. O pico das ondas refletidas é medido e registrado. 

Esta informação é então usada para avaliar a presença, localização e extensão dos defeitos. A técnica deste tipo de ensaio ajuda a proporcionar uma avaliação segura e precisa de materiais industriais.

Esse método envolve a medição da espessura de materiais e detecção de defeitos por meio da propagação de ondas ultrassônicas através da superfície do material. 

O ensaio é geralmente realizado em áreas visivelmente acessíveis do equipamento industrial, permitindo que o técnico identifique defeitos internos de forma precisa e segura. 

Ele também oferece alta precisão na detecção de defeitos, pois registra as medidas de espessura com grande precisão, permitindo que possíveis falhas sejam identificadas rapidamente.

Esse método envolve a transmissão de sinal ultrassônico através da superfície do material, com a amostragem da velocidade e temperatura das ondas. Estes dados são então processados e convertidos em um gráfico de profundidade conhecido como "A/B Scan", que mostra a localização exata das possíveis falhas dentro do equipamento.

Para realizar corretamente este ensaio, é importante que o técnico utilize equipamentos especializados adequadamente calibrados e conheça as técnicas corretas de medição. Além disso, é necessário preparar adequadamente a área de trabalho a ser inspecionada, realizando limpeza e remoção de qualquer sujeira que possa interferir no resultado da inspeção.

Postagem criada em: 09/08/2023 - 16:28


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.