Análise do nível vibracional de equipamentos

Muitos são os desafios dentro das indústrias, entre eles estão as formas de reduzir custos, especialmente com seus maquinários, caso tenham alguma falha ou simplesmente param de funcionar, podem ter muitos prejuízos. Diante desse cenário, muitas soluções são oferecidas por empresas especializadas, entre elas está a análise de vibrações em equipamentos. Este procedimento consiste em avaliar o nível vibracional de equipamentos, especialmente em máquinas, que possuem peças rotativas, as quais emitem frequências vibracionais quando estão funcionando, e com o tempo podem apresentar desajustes. Através de um aparelho, o acelerômetro, que precisa ser ligado a sensores, é possível captar essas vibrações e analisar a sua frequência, que são interpretadas por profissionais especializados,e caso essas frequências estejam fora do padrão, algum problema é identificado e, assim, é feito o reparo. Essas análises costumam ser preventivas, ou seja, conseguem prever algum problema, evitando assim estragos nos maquinários e descartando a necessidade de substituição, além de proporcionar vida longa aos equipamentos, reduzindo os custos nas empresas.

A avaliação vibracional em equipamentos deve ser um procedimento de forma periódica, e tem como objetivo prever ou identificar falhas provenientes de desgastes naturais, mau uso ou funcionamento dos instrumentos, assim também prolongar a sua vida útil, aumento da eficiência nas intervenções, disponibilidade, confiabilidade e, consequentemente, redução de custos e lucratividade para as empresas. Empresas que investem neste tipo de serviço obtêm muitas vantagens, entre elas está a competitividade no mercado.

Empresas que realizam análises do nível vibracional dos equipamentos precisam ser especializadas e experientes no ramo para garantir a confiabilidade e confiança de seus serviços, e dessa maneira trazer satisfação aos seus clientes.

Postagem criada em: 07/10/2022 - 09:37


Sobre a categoria dessa página Soluções: Conheça um pouco mais sobre as soluções oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.